Na floresta densa da região amazônica, entre os dias 21 e 30 de junho, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BI Pqdt), conhecido como Batalhão Santos Dumont, participou da Operação Bumerangue Selva Oriental. O cenário? A área de responsabilidade da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sob a supervisão do Comando Militar do Norte. Desenvolvida em três fases, a operação tinha como principal objetivo treinar os militares em um ambiente de selva, focando em preparação, assalto aeroterrestre, defesa de cabeça de ponte aérea e operações na selva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Primeira Fase: Ambientação e Aclimatação

Na primeira fase, o foco foi preparar os soldados paraquedistas para o ambiente hostil da selva. Foram ministradas instruções práticas em meio aquático, com motor de popa, tiro de ação reflexa e tiro embarcado. Esse período teve como objetivo principal aclimatar os soldados paraquedistas às principais características do emprego militar na região amazônica.

Segunda Fase: Assalto Aeroterrestre e Conquista de Cabeça de Ponte Aérea

A segunda fase do treinamento envolveu a realização de operações militares. Foi realizado um assalto aeroterrestre na zona de lançamento de Juva, em Itupiranga (PA), com um salto semi-automático a partir de uma aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Após o toque ao solo, a Força-Tarefa Santos Dumont realizou uma marcha forçada para a conquista de cabeça de ponte aérea e sua subsequente manutenção.

Terceira Fase: Operações na Selva

Na terceira e última fase, as operações na selva foram o foco. Pequenas frações aeroterrestres realizaram patrulhas de reconhecimento, destruição, neutralização e assalto na cidade de Marabá (PA). Nessa etapa, os soldados paraquedistas puderam colocar em prática todas as habilidades aprendidas e aprimoradas nas duas fases anteriores.

Operações Bumerangue: Preparação para Todos os Biomas Nacionais

As Operações Bumerangue têm como objetivo preparar o Batalhão Santos Dumont para atuação em diferentes biomas nacionais. Sendo uma força de emprego estratégico, o Batalhão deve estar sempre pronto para ser desdobrado em qualquer parte do território nacional em um curto espaço de tempo, o que torna a Operação Bumerangue Selva Oriental não apenas necessária, mas fundamental para a preparação dos nossos militares.