Operação Bumerangue Selva Oriental: Treinamento Rigoroso em Ambiente de Selva do Batalhão Santos Dumont

Entre os dias 21 e 30 de junho, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista realiza treinamento em ambiente de selva, aprimorando habilidades para ações estratégicas em qualquer parte do território nacional

Na floresta densa da região amazônica, entre os dias 21 e 30 de junho, o 26º Batalhão de Infantaria Paraquedista (26º BI Pqdt), conhecido como Batalhão Santos Dumont, participou da Operação Bumerangue Selva Oriental. O cenário? A área de responsabilidade da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, sob a supervisão do Comando Militar do Norte. Desenvolvida em três fases, a operação tinha como principal objetivo treinar os militares em um ambiente de selva, focando em preparação, assalto aeroterrestre, defesa de cabeça de ponte aérea e operações na selva.

Primeira Fase: Ambientação e Aclimatação

Na primeira fase, o foco foi preparar os soldados paraquedistas para o ambiente hostil da selva. Foram ministradas instruções práticas em meio aquático, com motor de popa, tiro de ação reflexa e tiro embarcado. Esse período teve como objetivo principal aclimatar os soldados paraquedistas às principais características do emprego militar na região amazônica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Segunda Fase: Assalto Aeroterrestre e Conquista de Cabeça de Ponte Aérea

A segunda fase do treinamento envolveu a realização de operações militares. Foi realizado um assalto aeroterrestre na zona de lançamento de Juva, em Itupiranga (PA), com um salto semi-automático a partir de uma aeronave C-95 Bandeirante da Força Aérea Brasileira. Após o toque ao solo, a Força-Tarefa Santos Dumont realizou uma marcha forçada para a conquista de cabeça de ponte aérea e sua subsequente manutenção.

Terceira Fase: Operações na Selva

Na terceira e última fase, as operações na selva foram o foco. Pequenas frações aeroterrestres realizaram patrulhas de reconhecimento, destruição, neutralização e assalto na cidade de Marabá (PA). Nessa etapa, os soldados paraquedistas puderam colocar em prática todas as habilidades aprendidas e aprimoradas nas duas fases anteriores.

Operações Bumerangue: Preparação para Todos os Biomas Nacionais

As Operações Bumerangue têm como objetivo preparar o Batalhão Santos Dumont para atuação em diferentes biomas nacionais. Sendo uma força de emprego estratégico, o Batalhão deve estar sempre pronto para ser desdobrado em qualquer parte do território nacional em um curto espaço de tempo, o que torna a Operação Bumerangue Selva Oriental não apenas necessária, mas fundamental para a preparação dos nossos militares.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News