No dia 4 de julho, o Comandante do Exército Brasileiro e sua delegação foram calorosamente recebidos no Comando Conjunto Territorial das Forças Armadas Alemãs (Territoriales Führungskommando der Bundeswehr). Esta visita, parte da viagem oficial à Alemanha, foi acolhida pelo General Andreas Henne, Comandante Territorial em exercício, Brigadeiro Tilo Maedler, Chefe do Estado-Maior, e outros militares do Estado-Maior do Comando Territorial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Comando Conjunto Territorial das Forças Armadas Alemãs: Um Pilar da Defesa Alemã

Estabelecido em 2022, o Comando Conjunto Territorial das Forças Armadas Alemãs é uma estrutura militar designada para a defesa do território alemão e apoio às instituições governamentais em casos de catástrofes, emergências e crises em geral. Este braço das forças militares alemãs desempenha um papel crucial na manutenção da estabilidade e segurança dentro do país.

Possibilidade de Troca de Informações e Experiências

A visita do Comandante do Exército Brasileiro e sua delegação ao Comando Conjunto Territorial das Forças Armadas Alemãs proporcionou uma excelente oportunidade para a troca de informações e experiências. As missões do Comando Conjunto Territorial alemão correspondem em grande medida às atribuições constitucionais do Exército Brasileiro, particularmente no que diz respeito às ações subsidiárias de socorro às vítimas de calamidades e ao apoio a órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Cooperação entre Brasil e Alemanha

Esta visita representa um passo importante na cooperação militar entre o Brasil e a Alemanha. As duas nações compartilham interesses comuns na manutenção da paz e segurança, e a troca de informações e experiências proporcionada por essas visitas pode fortalecer ainda mais esses laços. A medida que o mundo continua a enfrentar desafios emergentes, a colaboração e o compartilhamento de melhores práticas entre as nações podem desempenhar um papel fundamental na superação desses obstáculos.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).