Na madrugada de 29 de junho, travou sua derradeira batalha o 2º Tenente João Francisco da Silva, com 96 anos de idade, último dos trinta e três bajeenses que integraram a Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Segunda Guerra Mundial.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em 1944, contava com 20 anos e servia no 12º Regimento de Cavalaria, em Bagé, hoje 3º Batalhão Logístico, momento em que foi voluntário para integrar o contingente da FEB. Ato contínuo embarcou no trem até Rio Grande, seguindo de navio para o Rio de Janeiro, onde permaneceu por três meses em intenso treinamento. Ao fim da preparação, o então Soldado João Francisco embarcou para a Itália, aportando em Nápoles após quinze dias de viagem.

Em território inimigo, demonstrou o valor do soldado brasileiro, perpetrando atos de bravura e coragem, atos estes, que inclusive salvaram vidas de compatriotas.

O Sr João Francisco retornou a Bagé em 1945, após o fim da guerra, momento em que constituiu família, deixando o legado de sete filhos. Desempenhou diversas atividades para sustentar seus filhos, inclusive mais de doze anos de serviços no próprio Hospital de Guarnição de Bagé.
Deixará saudade sua presença, constante, nos palanques das formaturas desta Brigada de Cavalaria. Nossa última continência ao herói bageense Sr João Francisco.

Fonte: 3ra Brigada de Cavalaria Mecanizada

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).