Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Os episódios ocorridos em 11 de setembro de 2001 em solo americano alçaram o terrorismo ao posto de principal ameaça a um Estado no século XXI. Com a autoria dos atentados sendo assumida pelo grupo extremista religioso Al-Qaeda, vários especialistas advogaram que tais atos faziam parte do terrorismo religioso. Em consequência, grande parte da sociedade, notadamente a ocidental, passou a vincular o terrorismo religioso ao Islamismo. Entretanto, ao se verificar a evolução do terrorismo durante o século XXI, nota-se que essa visão estava distorcida. A trajetória estabelecida por esse fenômeno em duas décadas deixa claro que a manifestação do terrorismo no século XXI não está associada ao islamismo, mas sim em dois grupos extremistas religiosos: Al-Qaeda e Estado Islâmico.
O modus operandi empregado pelo Estado Islâmico procurava tornar público, por meio da internet, a violência praticada em suas ações terroristas, fato que potencializava o terror praticado, da mesma forma que auxiliava em sua projetação de poder.
Leia o artigo completo do Anselmo de Oliveira Rodrigues no link abaixo
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395