O Concurso Literário Amazônia Azul 2024 é uma iniciativa conjunta da Academia Irajaense de Letras e Artes (AILA) e do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). Este evento é apoiado por uma robusta rede de instituições incluindo o Comando Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, a Academia Brasileira de Letras, o Centro de Comunicação Social da Marinha (CCSM), o 1° Distrito Naval e a Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR). O objetivo principal é fomentar a mentalidade naval nos jovens, estimulando o desenvolvimento cultural e criativo através da literatura e das artes visuais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Elegibilidade e Categorias de Participação

Podem participar do concurso alunos regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro, abrangendo dois grandes grupos:

  1. Ensino Fundamental I e II (4° ao 9° ano)
  2. Alunos do Ensino Médio

Estes estudantes têm a oportunidade de expressar suas habilidades literárias e artísticas nas seguintes modalidades:

  • Literatura: Redação, poema, crônica, cordel.
  • Artes Visuais: Desenho e pintura (técnicas permitidas incluem lápis, lápis de cor, giz de cera, guache, acrílica ou óleo).

Temáticas e Submissão de Trabalhos

O tema para as obras literárias é ‘A Marinha do Brasil’, enquanto os desenhos e pinturas devem representar ‘Navios da Marinha’. As submissões devem ser realizadas exclusivamente por e-mail para [email protected] entre 30 de março e 30 de junho. O formato dos trabalhos literários deve respeitar o limite de 35 linhas em uma página tamanho A4, com fonte 14 e espaçamento livremente escolhido pelo autor.

Cada participante deve enviar seus dados pessoais (nome, escola, endereço, telefone, e-mail), uma breve biografia e o nome do professor orientador junto ao arquivo do trabalho, que pode ser em formato PDF ou Word.

Processo de Julgamento e Premiação

A avaliação dos trabalhos será realizada por uma comissão julgadora composta por membros indicados pelo CIASC e AILA. Os resultados serão anunciados no dia 20 de agosto nas páginas da AILA e do Gigante dos Mares no Facebook, além de comunicação direta por e-mail e telefone.

Os prêmios incluem diplomas e um livro para os dez melhores trabalhos de cada categoria. Os professores orientadores dos alunos premiados também receberão certificados e livros. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em outubro no CIASC, onde também está programada uma visita ao Museu do Corpo de Fuzileiros Navais.

Chamada para Participação

Este concurso representa uma excelente oportunidade para os jovens talentos do Rio de Janeiro demonstrarem suas capacidades e aprenderem mais sobre a rica história e o significativo papel da Marinha do Brasil. Incentivamos a participação de todos os estudantes elegíveis a explorar a temática proposta e a expressar suas visões únicas e criativas. Não perca a chance de ser parte desta celebração de cultura e história naval!

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).