blank

Google News

No dia 17 de dezembro, a Biblioteca do Exército (BIBLIEx) “Casa do Barão de Loreto” completou 140 anos de história e tradição e, no último dia 16, foi realizada a solenidade comemorativa ao aniversário da Biblioteca no auditório General Professor Jonas Correia.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

A comemoração foi restrita a um número reduzido de convidados devido às medidas de segurança sanitárias vigentes relacionadas à pandemia da covid-19 e contou com a presença do Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e do Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), General de Brigada Carlos Augusto Ramires Teixeira, dentre outros oficiais-generais da ativa e da reserva e comandantes de organizações militares.

Prestigiaram também o evento, uma representação da empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) e a primeira colocada do Concurso Literário Franklin Dória – 2021. Durante esse momento marcante, a BIBLIEx lançou um selo personalizado e um carimbo comemorativo em homenagem aos cento e quarenta anos de sua fundação. Esse selo e o carimbo apresentam o brasão histórico da Biblioteca, com o correspondente logotipo da sua marca editorial.

A solenidade contou, ainda, com a inauguração do quadro “Aspectos da inauguração dos trabalhos do sorteio dos conscritos na Biblioteca do Exército” – Foto publicada no Jornal Gazeta de Notícias (RJ), em 27 de dezembro de 1920.

O quadro foi pintado pelo Primeiro-Tenente R1 Valdemar Francischetti e ilustra um acontecimento histórico, retratando a importância desta centenária Casa de Cultura Militar para a sociedade carioca e nacional. O General de Brigada Ramires, acompanhado do Diretor da Biblioteca do Exército, Coronel Eduardo, realizou o descerramento da obra de arte durante a cerimônia.

Fonte: Biblioteca do Exército