O Comando Militar do Nordeste (CMNE) recebeu, no dia 25 de abril, a visita do Secretário-Geral do Ministério da Defesa (MD), Sérgio José Pereira, acompanhado do Secretário de Economia e Finanças, General de Exército Negraes, e integrantes dos Ministérios da Defesa, Casa Civil, Economia e Desenvolvimento Regional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na oportunidade, o Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard, apresentou os principais processos que regulam a distribuição de água potável pelo Exército no semiárido brasileiro, no contexto da Operação Carro-Pipa, à comitiva.

Ao longo de 2021, o Comando Militar do Nordeste tem atendido a uma população de dois milhões de pessoas, distribuídas em 600 municípios do nordeste brasileiro e norte de Minas Gerais, percorrendo mais de três milhões de quilômetros e contando com 4.600 prestadores de serviço de entrega de água para atender a essa distribuição.

A Operação Carro-Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro, sendo o Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste, responsável pela execução, organização e fiscalização da ação. Atualmente, cerca de 950 militares da Força Terrestre estão envolvidos na operação.

Fonte: CMNE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).