Ocorreu, no Quartel-General Forte Guararapes, em Recife, entre os dias 18 e 20 de julho, um encontro significativo: a reunião com assessores parlamentares/institucionais e assessores de comunicação do Comando Militar do Nordeste (CMNE). O principal objetivo da ocasião era proporcionar aos representantes dos oito estados sob a responsabilidade do CMNE uma oportunidade para discutir a sintetização, interação e harmonia das ações de comunicação estratégica.

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Divididos em grupos, os assessores puderam debater sugestões para a composição do Caderno de Ações e Metas do CMNE, um documento crucial que irá direcionar as futuras ações comunicativas da instituição. Essa oportunidade de diálogo e troca de ideias mostrou a importância do trabalho conjunto e da pluralidade de visões na construção de uma comunicação efetiva e unificada.

Abordando Pontos Específicos e Paradigmas da Comunicação Institucional

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Durante o encontro, foram aprofundados debates referentes às áreas pontuais e específicas de cada estado. Esse momento foi essencial para que se compreendesse a realidade e as particularidades de cada região, permitindo assim uma comunicação mais assertiva e direcionada. Adicionalmente, houve a oportunidade de vivenciar a metodologia e os novos paradigmas da Comunicação Institucional e Estratégica aplicados pelo Exército, que busca constantemente atualizar-se e aprimorar suas formas de diálogo com a sociedade.

Direcionamento e Apoio da Liderança

A presença do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Vasconcellos, foi um fator motivacional e direcional para os participantes. O Comandante destacou a importância das ações que seriam concebidas durante a atividade, reforçando a necessidade de ampliação e consolidação dos conceitos prioritários de comunicação estratégica no âmbito do Comando Militar do Nordeste.

A união de conhecimento, experiência e novas perspectivas nesse encontro marcou um passo importante na jornada comunicacional do Comando Militar do Nordeste, fortalecendo sua missão de manter um diálogo claro, preciso e estratégico com a sociedade.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).