Niterói (RJ) – O Dia do Soldado no âmbito da Guarnição Militar de Niterói, evento que faz alusão ao aniversário de nascimento do Patrono do Exército, foi comemorado na recém restaurada Praça Duque de Caxias.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito de Niterói, Sr. Axel Grael, do Prefeito de São Gonçalo, Sr. Capitão Nelson, dentre outras autoridades e convidados civis e militares. Também prestigiaram a atividade integrantes da sociedade Niteroiense, estudantes da rede de ensino pública e privada e membros de entidades civis.

Inserida no contexto da revitalização da Praça Duque de Caxias, foi inaugurada uma placa em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, com um resumo biográfico para que a população local saiba mais sobre o ícone maior do nosso Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante a solenidade, foram entregues condecorações e homenagens a personalidades civis e militares, além da premiação de um Concurso de Pintura organizado pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD/1).

Na sequência, os convidados se dirigiram para o Forte do Gragoatá, para a retomada do cerimonial da Troca da Bandeira no pontal do Forte, fato que não ocorria desde 2005. Assim, além da Praça Duque de Caxias restaurada, todos os que passam pela orla de Niterói têm seu civismo reforçado ao vislumbrarem o Pavilhão Nacional hasteado 24h por dia no topo do Forte do Gragoatá.

Fonte: Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).