Ministra de Defesa do Suriname acompanhada do Embaixador do Brasil, do Comandante das Forças Armadas do Suriname, do Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, do Adido de Defesa e do Comandante do NApOc

O Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” da Marinha do Brasil foi recebido por autoridades do Suriname em sua primeira viagem internacional após ser incorporado à frota da Marinha. A visita oficial teve como objetivo fortalecer a cooperação e as relações bilaterais entre Brasil e Suriname.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O “Iguatemi” é um navio de última geração, com capacidade para fornecer suprimentos, transporte de carga e combustível, e também possui equipamentos para realização de pesquisas científicas em alto mar. Sua incorporação à frota da Marinha do Brasil reforça a capacidade do país de realizar operações navais e de garantir a segurança e a defesa do território marítimo brasileiro.

Durante a visita, o comandante do navio e sua tripulação tiveram a oportunidade de participar de reuniões com autoridades locais, além de realizar treinamentos conjuntos com a Guarda Costeira do Suriname. Essa cooperação entre as marinhas dos dois países fortalece a segurança e a estabilidade na região do Caribe e da América do Sul.

A visita do Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi” ao Suriname reforça o compromisso da Marinha do Brasil em manter a segurança e a estabilidade na região, além de estreitar as relações bilaterais com países vizinhos. A capacidade do navio em fornecer suprimentos e transporte de carga, assim como sua capacidade em pesquisa científica em alto mar, também reforça a importância da Marinha do Brasil para o desenvolvimento do país em diversos aspectos, como economia e meio ambiente.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).