A segunda edição do Programa de Extensão Cultural da Escola Superior de Guerra (PECESG) foi encerrada, no dia 30 de outubro, com a cerimônia de entrega de distintivos e dos certificados de conclusão do curso no auditório da ESG. A turma “70 anos estudando o Brasil” contou com 296 estagiários, entre civis e militares, e teve como representante a estagiária Mara Teresa Couto Silva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

IMG 4066 e1572999776874

O Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, presidiu a cerimônia e em suas palavras destacou a importância do patrono escolhido pela turma: “uma significativa homenagem a nossa Escola, que este ano completou setenta anos de existência, e de seu Patrono – Alte Benjamin Sodré, insigne homem do mar, sendo conhecido como o Velho Lobo, nascido na cidade de Mecejana, Ceará, no ano de 1892”.

44ae4f8a a1c1 407a 9b8f 6d84251bceee

Prestigiaram o evento: o Almirante de Esquadra (RM1) Luiz Umberto de Mendonça; Comandante de Material de Fuzileiros Navais, Vice-Almirante (FN) Jorge Armando Nery Soares; o Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante José Augusto Vieira da Cunha Menezes; o Diretor de Sistemas de Armas da Marinha, Vice-Almirante Alfredo Martins Muradas; o Vice-Almirante (RM1) Marcélio Carmo de Castro Pereira; e o Vice-Almirante (RM1) José Carlos Cardoso.

O PECESG

IMG 4077 e1572999840225

Com o objetivo de conduzir atividades de extensão, de caráter flexível, por meio de palestras, painéis e visitas informativas, o programa contribui para atualizar conhecimentos e ampliar a cultura de nossos estagiários, que podem ser civis e militares, em proveito de uma sociedade, a cada dia, mais consciente, preparada e atuante para a construção de um Brasil melhor.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).