A capital paraense, Belém, foi palco de um evento inesquecível na noite de segunda-feira (7). O Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, enquanto participava das ações de segurança da Cúpula da Amazônia, transformou-se em um cenário de celebração cultural. As bandas Marcial e Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB) proporcionaram ao público uma “Parada Após o Pôr do Sol”, uma tradição que combina música erudita e popular, retratando a rica história e tradição da Marinha e do CFN.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Tradição Naval em Novo Palco

O Comandante-Geral do CFN, Almirante de Esquadra (Fuzileiro Naval) Carlos Chagas Vianna Braga, destacou a singularidade do evento. Tradicionalmente realizado na Fortaleza de São José, no Rio de Janeiro, pela primeira vez, a “Parada Após o Pôr do Sol” foi realizada no NAM “Atlântico”, o maior navio de guerra da Marinha do Brasil e da América Latina. A mudança foi uma homenagem especial à Cúpula da Amazônia.

Participações Especiais e Emoção

A noite foi ainda mais especial com a participação do cantor paraense “Pinduca”, conhecido como o “Rei do Carimbó”. Cantando músicas regionais com a Banda Sinfônica, o artista expressou sua profunda emoção ao participar da celebração. O NAM “Atlântico”, além de ser parte essencial da segurança da Cúpula da Amazônia, também abrirá suas portas ao público, permitindo que os visitantes conheçam de perto essa imponente embarcação.

Próximas Apresentações e Celebrações

A celebração não para por aí. Na quinta-feira (10), a Banda Sinfônica do CFN realizará uma apresentação em comemoração ao Bicentenário da Adesão do Pará à Independência do Brasil. Além disso, outras cidades brasileiras, como Fortaleza, Natal, Recife e Vitória, também receberão apresentações gratuitas das bandas e do Pelotão de Ordem Unida Silenciosa do CFN ao longo do mês.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).