O Núcleo de Estudos e Atuação em Relações Internacionais da Faculdade Damas (NEARI), promove o curso de extensão “Geopolítica Brasileira e Defesa Nacional”, com início no próximo dia 21/09. O curso será ministrado pelo Prof. Gregor de Rooy. O docente é mestre e doutorando em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No curso, serão abordados temas como a geopolítica brasileira e seus principais autores da primeira metade do século XX; Introdução aos estudos de Base Industrial de Defesa e sua relação com a geopolítica, Introdução à pesquisa em geopolítica, dentre outros tópicos. As inscrições são gratuitas e o curso é aberto a todos os alunos da Faculdade Damas e público em geral.

Os encontros serão online e vão até o mês de novembro. Os participantes terão direito a certificado de 13h de atividades complementares. Inscrições e ementa completa nos links abaixo:

INSCRIÇÕES | CURSO DE EXTENSÃO “GEOPOLÍTICA BRASILEIRA E DEFESA NACIONAL”

EMENTA | CURSO DE EXTENSÃO “GEOPOLÍTICA BRASILEIRA E DEFESA NACIONAL”

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).