Em 16 de maio, o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, participou de uma importante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. A reunião também contou com a presença de figuras notáveis, como o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, o Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

A Exposição dos Comandantes das Três Forças

Durante a audiência, os comandantes das três Forças tiveram a oportunidade de discutir as características, potencialidades e necessidades das suas respectivas instituições perante os deputados federais que compõem a Comissão. O General Tomás apresentou a abordagem estratégica do Exército, baseada em três pilares principais: Presença, Cooperação e Dissuasão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Modernização e Atualização Tecnológica do Exército Brasileiro

Em sua exposição, o general detalhou alguns dos programas indutores da modernização e atualização tecnológica do Exército Brasileiro. Apresentando um panorama abrangente das capacidades da Força, ele discorreu sobre a situação atual do Exército e destacou algumas das suas conquistas recentes e desafios futuros.

Prontidão da Tropa e Apoio à População

O General Tomás também fez questão de ressaltar as ações de apoio à população promovidas pelo Exército, como no caso da emergência em saúde pública no território Yanomami. Após sua apresentação, o comandante respondeu a perguntas dos parlamentares, reforçando o compromisso da Instituição com a defesa da Pátria e o bem-estar da população brasileira.

article?img id=16590320&t=1684418257873
article?img id=16590321&t=1684418257928
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).