Como um dos representantes da Marinha, Almirante Koga abordou a importância dos programas estratégicos para a indústria e para a sociedade. Imagem: Divulgação/Navalshore

Entre os dias 22 e 24 de agosto, o Rio de Janeiro foi o centro das atenções da indústria marítima. A cidade sediou a Navalshore – Feira e Conferência da Indústria Marítima, um evento que atraiu olhares de todo o mundo. Estaleiros, fabricantes, fornecedores nacionais e internacionais e até mesmo representantes do poder público se reuniram para discutir o futuro da construção naval. E, claro, a Marinha do Brasil (MB) marcou presença, trazendo à tona discussões sobre o fortalecimento da indústria naval e a transição energética no setor.

Programas Estratégicos: Vetores de Modernização

blank
Como um dos representantes da Marinha, Almirante Koga abordou a importância dos programas estratégicos para a indústria e para a sociedade. Imagem: Divulgação/Navalshore

Desde 2004, a Navalshore tem sido um espaço de aprendizado e troca de experiências. Nesta 17ª edição, o Vice-Almirante (Engenheiro Naval) Celso Mizutani Koga, Diretor de Gestão de Programas da Marinha, destacou os programas estratégicos da Força. Ele ressaltou como esses programas são cruciais para modernizar a infraestrutura industrial, gerar empregos na construção naval e incentivar a Base Industrial de Defesa. O Almirante Koga enfatizou a relevância desses programas não apenas para a indústria, mas também para a sociedade brasileira.

Navalshore: Oportunidades e Crescimento Sustentável

A Navalshore não é apenas uma feira, mas uma janela de oportunidades. Para o Almirante Koga, o evento é uma chance de ouro para negócios no setor da construção naval e offshore. Ele destacou a importância de manter a capacidade operacional da Marinha e como o contato com fornecedores modernos é valioso. Afinal, isso não só amplia as possibilidades de negócios, mas também incentiva o crescimento sustentável da indústria naval, que é vital para a economia brasileira.

Presenças Ilustres e o Futuro da Indústria Naval

Feira reuniu diversos representantes envolvidos em assuntos marítimos. Imagem: Divulgação/Navalshore

A Navalshore contou com a presença de figuras renomadas, como o Ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, e o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Arthur Fernando Bettega Corrêa. Esses líderes reforçaram a importância de eventos como a Navalshore para o desenvolvimento e modernização da indústria naval brasileira.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).