Militares no laboratório da Seção de Cartografia do CHN-4

A Marinha publicou, em dezembro, a primeira Carta Náutica Eletrônica (ENC), produzida integralmente pelo Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4). A primeira edição da ENC n° BR404021, titulada “Do Lago Aramanaí à Ilha do Amador”, consta no folheto de Aviso aos Navegantes n° 24/2021 e passou por validação do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Atendendo ao “Plano de Readequação dos Setores de Hidrografia e Cartografia”, proposto pela Diretoria de Hidrografia e Navegação, a fim de descentralizar a produção cartográfica que ficava a cargo exclusivamente do CHM e, atribuindo responsabilidade aos CHN em suas áreas de jurisdição, o CHN-4 logrou êxito por meio da adequação da infraestrutura de suas instalações e capacitação de seus militares para a produção de Cartas de Navegação Eletrônica, modalidade utilizada para navegação de grande complexidade de produção.

A Carta Eletrônica compreende o trecho de Arapixuna à Ilha do Amador, atualizando trecho do Rio Amazonas, conhecido por mudanças batimétricas. Sua publicação é relevante em virtude de ser um local de grande escoamento de carga naquela região.

dwegtyiuocltikujhrgsfd
Interface do banco de dados cartográficos que compreende a Carta de Navegação Eletrônica BR404021
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).