A Força Aérea Brasileira (FAB) tem uma rica história de dedicação e serviço ao país. E, ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado um papel cada vez mais proeminente nessa trajetória. Em homenagem a esse legado e ao espírito de camaradagem, a Associação do Centro Social dos Suboficiais e Sargentos da Guarnição de Aeronáutica de Belém (GUARNAE-BE) – Cassazum organizou o “Encontro das Fabianas”. Este evento especial, realizado na última semana de setembro, celebrou os 81 anos de ingresso da mulher na FAB e reuniu amigas que começaram suas jornadas na instituição em 1982.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Pioneiras e Líderes

guarnae be

O encontro não foi apenas uma celebração da amizade, mas também uma oportunidade de reconhecer as conquistas e avanços das mulheres na FAB. Um exemplo notável é o Hospital da Aeronáutica de Belém (HABE), que atualmente é comandado pela primeira mulher em sua história, a Coronel Médica Ladjane Dantas Bandeira. Além dela, o Cassazum também viu uma mudança histórica com a Suboficial Enfermeira da Reserva Remunerada Heloísa Helena Figueira Costa assumindo a presidência – outra primeira vez na história da instituição. Esses marcos são testemunhos do progresso e da crescente presença feminina em posições de liderança.

Igualdade e Progresso

A Suboficial Heloísa, organizadora do evento, destacou a importância da igualdade de gênero na FAB. Ela enfatizou que a integração e o reconhecimento das mulheres não são apenas vitórias femininas, mas conquistas de toda a sociedade. A diversidade e a igualdade, segundo ela, resultam em uma convivência mais harmônica e produtiva, beneficiando a todos. O evento foi uma celebração dessa harmonia, com um almoço festivo, música ao vivo e diversas atividades recreativas.

Presenças Notáveis

O encontro também contou com a presença de figuras importantes da FAB, como o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais e de Comunicação Social e Cerimonial do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR), Coronel Aviador Claudio Luiz Da Costa Junior, e o Graduado-Master da GUARNAE-BE, Suboficial Francisco Lizomar do Nascimento. Suas presenças reforçaram a importância do evento e o compromisso contínuo da FAB com a igualdade e a integração.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).