Sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD), após 11 dias de missão, as Forças Armadas já viabilizaram a entrega de 61,6 toneladas de mantimentos e medicamentos às comunidades indígenas Yanomami, em Boa Vista (RR). Nesta segunda-feira (30), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou decreto que define novas medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

897ee78b 80bc 4f69 b8dc 299d96250540

A Força Aérea Brasileira (FAB) instalou um hospital de campanha, na capital roraimense, para auxiliar o Ministério da Saúde no apoio à população. Até o momento, foram realizados 250 atendimentos. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar de militares médicos, em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia e patologia. Dispõe, ainda, de leitos de internação e pode realizar exames laboratoriais. Já foram efetuadas 37 evacuações aeromédicas.

Uma estrutura para o controle do fluxo de aeronaves também foi instalada na região. O Controle por Aproximação visa aumentar a segurança das operações, que conta com aeronaves da Força Aérea e do Exército Brasileiro. Até o momento, a operação já voou mais de 265 horas em apoio às comunidades indígenas.

Por Rayane Bueno e Suellen Siqueira
Foto: divulgação FAB

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).