No dia 2 de fevereiro, o Comando Militar do Nordeste (CMNE) promoveu o embarque do primeiro escalão de militares que irão compor o 13º Contingente da Força-Tarefa Logística Humanitária da Operação Acolhida. Uma cerimônia militar na Base Aérea do Recife, presidida pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Richard Fernandez Nunes, marcou o embarque de 115 militares rumo ao estado de Roraima, onde a missão brasileira atua no ordenamento da fronteira com a Venezuela, no apoio aos imigrantes oriundos do país vizinho e na interiorização de venezuelanos para outros estados do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O 13º Contingente, que assumirá a missão no dia 14 de fevereiro, será composto por 319 militares do CMNE e 204 militares do Comando Militar do Norte (CMN), sediado em Belém (PA). Os integrantes do contingente nordestino são originários de organizações militares das cidades pernambucanas de Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina e São Bento do Una, além do Recife. No Nordeste, também participam do contingente militares de quartéis sediados em Aracaju (SE), Barreiras (BA), Caicó (RN), Campina Grande (PB), Crateús (CE), Feira de Santana (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Natal (RN), Paulo Afonso (BA), Picos (PI), Salvador (BA) e Teresina (PI). Os embarques, partindo do Recife, serão realizados em quatro escalões: nos dias 2, 7, 9 e 10 de fevereiro. 

Em Roraima, os integrantes do CMNE e do CMN farão parte do componente militar da Operação Acolhida, que conta, também, com atuação de organismos do poder público, do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), de organizações não-governamentais e outras instituições civis. A ação conjunta e interagências acontece desde março de 2018 e visa proteger os venezuelanos que atravessam a fronteira, prestando auxílio humanitário aos imigrantes em situação de vulnerabilidade, refugiados da crise política, institucional e socioeconômica que acomete a República Bolivariana da Venezuela.

O Comando Militar do Nordeste já enviou militares em outras ocasiões: em 2018, no 3º Contingente; e 2020, no 8º Contingente. Cada contingente permanece na missão por cerca de cinco meses, atuando nas cidades de Boa Vista e Pacaraima, ambas em Roraima; e em Manaus, no Amazonas.

Participantes

Também participaram do evento o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinícius Ferreira Martinelli; o Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão Francisco Carlos Machado Silva; o Comandante da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro; e o Comandante da Base Aérea de Recife, Coronel Aviador Rodrigo Santos de Faria.

Fonte: CMNE

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).