Nesta quinta-feira (13), o Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, conheceu o Módulo de Alimentação em Campanha (MAC), da Força Aérea Brasileira (FAB), em exposição na 13ª edição da LAAD Defence & Security. Composto por estruturas montadas em barracas e contêineres, o MAC é um equipamento de última geração na área de logística alimentar, utilizado em operações e exercícios em lugares remotos. Sua capacidade de atendimento pode chegar até 1.500 refeições/dia.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

6f7a0511 6df2 42b7 815f 6066c1acee2d

O Tenente-Coronel Intendente Anderson Damião Moraes Dias, Chefe do Grupamento de Apoio Logístico de Campanha (GALC-FAB), falou sobre a capacidade de emprego da tecnologia. “O MAC tem por objetivo suprir a necessidade de alimentação em locais onde não é possível ter esse tipo de serviço, como em missões desdobradas e em apoio a unidades que realizam missões em pontos remotos do País, onde não há estrutura mínima de alimentação”, afirmou.

bd09fe67 6fd7 401a 8265 7f8c2dbed531

A composição do MAC varia de acordo com a necessidade da atividade. O ponto alto do serviço é a cozinha, composta por dois contêineres justapostos, equipados com o que há de mais moderno em termos de cocção de alimentos. Além das operações militares, o módulo pode ser utilizado em ações de apoio à população civil, em momentos de maior necessidade. Na feira, a ferramenta ocupa cerca de 2.500 m2 e é formada por 16 barracas e dois contêineres, onde abriga refeitórios, despensa, padaria, administração, cozinha e apoio.

86736c50 6c21 440e 910a 1ad06358e522

8aeaf70b a57b 43f3 8615 3041038c06ca

13ª LAAD – Durante o evento, o Ministério da Defesa (MD) também promove encontros bilaterais com autoridades e representantes de diversos países, painéis diversificados sobre o trabalho de incentivo à BID, e um simpósio na área de logística militar.

A LAAD conta com a participação de 310 expositores e 160 delegações nacionais e internacionais, com foco na promoção da Base Industrial de Defesa (BID) nacional, no incremento da autonomia tecnológica e produtiva do País, e no desenvolvimento de tecnologias duais, que também beneficiam a sociedade civil. A participação do MD na LAAD 2023 é resultado de parceria com a empresa organizadora do evento, decorrente de um acordo de cooperação.

Por Liz Nunes
Fotos: Antônio Oliveira e Hamilton Garcia 

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).