Por Rayane Bueno

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, participou, nesta terça-feira (23), da 7ª Reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). Durante o evento, realizado no Ministério das Relações Exteriores (MRE), foram abordados temas como combate a ilícitos ambientais, além de iniciativas de estímulo à bioeconomia e à inovação.

A reunião foi presidida pelo Vice-Presidente da República e Presidente do CNAL, Hamilton Mourão. Na oportunidade, foi realizada, também, assinatura de Memorando de Entendimento do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (GIPAM).

20211123- Alexandre Manfrim-2 Reunião CNAL.jpg

Preservação da Amazônia
O CNAL foi criado em 1995 e reativado em 2020, quando foi transferido do Ministério do Meio Ambiente para a Vice-Presidência da República, por meio de Decreto Presidencial. O documento regulamentou a presidência do CNAL pelo Vice-Presidente da República, bem como reuniões em regime trimestral com a participação dos respectivos membros.

O Conselho possui diversas atribuições, tais como propor políticas e iniciativas relacionadas à preservação, à proteção e ao desenvolvimento sustentável; fortalecer a presença do Estado na Amazônia Legal; e assegurar o aperfeiçoamento e a integração dos sistemas de proteção ambiental.

Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).