A Força Aérea Brasileira (FAB) participa do Exercício Cooperación IX, realizado de 08 a 19 de maio em Lima, no Peru. O treinamento conjunto busca integrar as coordenações de comando e controle no apoio a calamidades públicas e assistência a desastres naturais, promovendo a troca de experiências e fortalecimento das capacidades das Forças Aéreas participantes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Países participantes

O exercício de 2023 conta com a presença de 12 países: Peru (anfitrião), Brasil, Chile, Canadá, Estados Unidos, Honduras, Equador, Uruguai, Colômbia, Argentina, República Dominicana e Panamá.

Aeronaves e militares da FAB

WhatsApp Image 2023 05 09 at 11.39.39

A FAB enviou duas aeronaves para o exercício: o KC-390 Millennium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus; e o SC-105 Amazonas, do Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV) – Esquadrão Pelicano. Além disso, militares do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), da Diretoria de Saúde (DIRSA) e tripulantes das aeronaves do Comando de Preparo (COMPREP) também estão participando.

Simulações e atividades

O treinamento inclui simulações de diversas situações em dois cenários principais: terremoto (1ª etapa) e furacão (2ª etapa). A expectativa é de que sejam realizados dois voos por dia de cada aeronave, atuando em conjunto com as Forças Aéreas e equipes de resgate dos demais países participantes. O exercício permite manter as tripulações treinadas e preparadas para prestar o apoio aéreo necessário em caso de emergências de grande porte.

Importância da missão

O Coronel Aviador Márcio Gonçalves Ribeiro, Oficial de Enlace do Brasil no Sistema de Cooperação entre as Forças Aéreas Americanas (SICOFAA), destaca a importância da missão, que contribui para aprimorar as habilidades e a capacidade operacional em um ambiente de cooperação regional.

Exercício Cooperación IX e SICOFAA

WhatsApp Image 2023 05 09 at 09.50.52

O Exercício Cooperación IX é um treinamento militar conjunto que faz parte do SICOFAA, uma organização criada em 1961. O exercício tem como objetivo melhorar a interoperabilidade das Forças Aéreas em operações conjuntas de paz, segurança e defesa regional, promovendo a confiança e a integração entre os países participantes.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).