Foto: Luiz Camões

Em meio à comoção nacional pelo acidente ocorrido ontem, o Ministro da Defesa, José Mucio, fez questão de vir a público na manhã de hoje para prestar esclarecimentos. Em uma entrevista coletiva, o Ministro expressou sua solidariedade às famílias dos envolvidos e buscou trazer luz sobre os acontecimentos recentes.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Importância do Treinamento Militar

Imagem do WhatsApp de 2023 08 09 as 12.24.44
Foto: Luiz Camões

Mucio destacou que o ocorrido foi uma fatalidade. “Os soldados estavam fazendo o seu trabalho de criar um cenário onde, quando necessário, saberiam como agir”, afirmou. Ele ressaltou que o trabalho do militar não está livre de riscos. “Todos os outros acidentes foram superados, todos os defeitos foram corrigidos. Este mesmo vai nos dar respostas para que não ocorram novamente”, disse. O Ministro ainda reforçou a necessidade de treinamentos práticos: “Não podemos ficar no gabinete esperando que essas coisas aconteçam. Temos que ir a campo, criar e estimular situações de combate, para que tenhamos homens preparados para defender o país.”

Descartada a Hipótese de Ataque

Diante de rumores e especulações sobre a possibilidade de o helicóptero ter sido atingido por um míssil, o Ministro foi categórico ao descartar essa hipótese. “O acidente foi do próprio helicóptero”, afirmou. Ele reforçou que as investigações em curso são essenciais para determinar a causa exata do acidente e garantir que situações semelhantes sejam evitadas no futuro.

Compromisso com a Verdade

O Ministro da Defesa, José Mucio, encerrou sua entrevista reafirmando o compromisso das Forças Armadas com a verdade e a transparência. Ele assegurou que todos os esforços estão sendo feitos para entender o que levou ao trágico acidente e para garantir a segurança de todos os militares que bravamente servem ao país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).