O ministro José Múcio Monteiro Filho deve falar aos senadores sobre os projetos da pasta Rafael Luz/STJ

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) receberá na quinta-feira (4), às 10h, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, para prestar esclarecimentos aos parlamentares a respeito dos projetos e perspectivas da pasta. Além dele, os comandantes das Forças Armadas também foram convidados para a audiência pública: o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen (Marinha), o general de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva (Exército) e o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno (Força Aérea).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Audiência pública e requerimento

A audiência pública foi promovida atendendo ao requerimento (REQ 3/2023 — CRE) do senador Renan Calheiros (MDB-AL), presidente da CRE. Cabe à comissão, no início de cada sessão legislativa, promover audiências públicas com os ministros da Defesa e das Relações Exteriores para a prestação de informações pertinentes às suas áreas de competência.

Objetivos da audiência e importância para a defesa nacional

O objetivo principal da audiência pública é proporcionar aos parlamentares um panorama das ações e projetos em andamento no Ministério da Defesa e nas Forças Armadas. Dessa forma, os senadores poderão acompanhar e fiscalizar o desenvolvimento das políticas de defesa nacional, além de propor novas iniciativas e soluções para os desafios enfrentados pelo país nessa área.

A transparência e a prestação de contas por parte dos responsáveis pela pasta da Defesa são fundamentais para garantir que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente e que as metas estabelecidas sejam cumpridas. A audiência pública também permite a troca de informações e o diálogo entre os poderes Executivo e Legislativo, fortalecendo a democracia e aprimorando a gestão pública.

Com informações da Agência Senado

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).