Nesta quarta-feira (04/08), o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, proferiu palestra para os integrantes do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) e do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Guerra (ESG), no auditório do Campus Brasília da Escola.

Com o título “A Marinha do Brasil e os seus desafios para as próximas décadas”, o Comandante da Marinha apresentou, aos integrantes dos cursos e do Corpo permanente, a Marinha no cenário atual, a visão de futuro e os projetos, da Força Naval, em andamento.

A palestra faz parte do Ciclo Anual de Seminários e Palestras do Campus Brasília da ESG, que se estenderá durante todo o ano, com apresentações de diversas autoridades, a fim de contribuir com o nível de excelência dos cursos.

Sobre o CAED

O curso tem por objetivo desenvolver competências em matéria de segurança, defesa e desenvolvimento, a partir de estudos sobre a realidade brasileira e seu entorno, priorizando os interesses da função estatal Defesa Nacional, a fim de propiciar a profissionais de direção e assessoria superior instrumental teórico-prático útil à formulação de políticas e estratégias no campo da Defesa. A turma, de 105 alunos, é constituída por oficiais superiores das três Forças Armadas, servidores da alta administração federal e militares das Forças Auxiliares.

Sobre o CSIE

O CSIE tem por objetivo habilitar civis e militares brasileiros para o exercício de funções de Inteligência Estratégica na Administração Pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência. A turma é composta de 42 alunos, sendo 18 oficiais-superiores das Forças Armadas e das Forças Auxiliares e 24 civis de diversos órgãos da Administração Pública Federal e Estadual.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui