O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, marcou presença na 54º edição da Paris Air Show 2023, em Paris, na França, na quinta-feira (22/06). Durante o evento, Mucio reuniu-se com o Ministro da Defesa da França, Sébastien Lecornu, para debater oportunidades de parcerias no setor de defesa e os atuais projetos em curso entre os dois países. A feira, conhecida por ser o maior evento mundial da indústria aeroespacial, teve início no dia 19 de junho e se estenderá até o dia 25.
Desenvolvimento do Programa de Submarinos (PROSUB)
Entre os assuntos discutidos no encontro, destacou-se o Programa de Submarinos (PROSUB), um projeto estratégico da Marinha do Brasil desenvolvido em parceria com a França que prevê a transferência de tecnologia. Criado em 2008, o programa tem como objetivo a construção de quatro submarinos de propulsão diesel-elétrica e do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear. Além disso, inclui a construção de um complexo de infraestrutura industrial, abrangendo estaleiros, a Base Naval e a Unidade de Fabricação de Estruturas Metálicas (UFEM), em Itaguaí, no Rio de Janeiro.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
O Impacto do PROSUB na Economia Brasileira
O primeiro submarino de propulsão diesel-elétrica, batizado de Riachuelo, já se encontra em operação. O segundo, chamado Humaitá, tem previsão para começar a operar em 2023. Até a sua conclusão, o Programa deve gerar cerca de 60 mil empregos diretos e indiretos, impactando significativamente a economia brasileira.
Promoção da Base Industrial de Defesa Brasileira no Exterior
A participação brasileira no Paris Air Show tem como finalidade não apenas projetar a imagem do país no cenário internacional, mas também promover a expansão de exportações de produtos e serviços desenvolvidos no Brasil. Conforme explica o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, “é um ambiente extremamente oportuno para cumprirmos uma das nossas principais atribuições, que é promover a Base Industrial de Defesa brasileira no exterior, o que tem grande potencial para gerar desenvolvimento tecnológico, econômico e social para o Brasil”. Atualmente, a Base Industrial de Defesa representa cerca de 5% do PIB brasileiro e gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395