No dia 8 de dezembro de 2023, o Rio de Janeiro testemunhou um evento marcante na história militar brasileira: a passagem de comando do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada. O General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo transferiu a liderança ao General de Brigada Ronald Alexandre Mandim de Oliveira, em uma cerimônia que simboliza continuidade e renovação no Exército Brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Cerimônia de Transição com Presenças Notáveis

O evento foi prestigiado por diversas autoridades militares, incluindo o General de Exército André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, que presidiu a cerimônia. A presença do General de Exército Veterano Júlio César de Arruda, do General de Exército Richard Fernandez Nunes e do General de Divisão Eduardo Tavares Martins, entre outros, ressaltou a importância da ocasião.

Homenagem e Agradecimento

Snapinsta.app 408463550 338165058920614 7460479048446009775 n 1024

A cerimônia iniciou com a inauguração do retrato do Comandante sucedido, General Rabelo, seguida pela formatura. Em suas palavras de despedida, o General Rabelo expressou gratidão pelo apoio recebido durante seu comando, reconhecendo o trabalho conjunto que possibilitou o cumprimento das missões da Brigada.

Expectativas e Votos para o Novo Comandante

A 1ª Divisão de Exército, à qual a 9ª Brigada de Infantaria Motorizada está subordinada, manifestou votos de sucesso ao General Mandim em seu novo comando. Os integrantes da Divisão, assim como a família militar, expressaram votos de realizações e felicidades ao novo Comandante e sua família, refletindo o espírito de camaradagem e suporte contínuo.

Uma Nova Página na História da 9ª Brigada

Este evento não é apenas uma passagem de comando, mas também um marco na trajetória da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada. “Fazendo História! Vencendo Desafios!” ressoa como um lema que guiará a Brigada em sua jornada contínua de excelência e dedicação à nação.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).