Nos dias 22 e 23 de junho, uma significativa atividade de cooperação militar internacional ocorreu em Assunção, no Paraguai. O Primeiro-Sargento Salatiel Alves da Silva Júnior, monitor na Escola de Comunicações do Exército Paraguaio (ESCOME), ministrou instruções de Segurança das Comunicações, Guerra Eletrônica e Exploração Rádio para os alunos do Curso de Comandos do Exército Paraguaio.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participação do Monitor Brasileiro

A participação do monitor brasileiro faz parte de diversos apoios de instrução, que incluem a participação em Cursos de Formação de Sargentos da Arma de Comunicações, Cursos de Promoção e Curso de Guerra Eletrônica. Esta não é a primeira vez que o Primeiro-Sargento Salatiel contribui para a formação dos militares paraguaios, o que reforça a constante cooperação militar entre Brasil e Paraguai.

Fortalecimento da Cooperação e Integração

O trabalho do militar brasileiro junto à Escola de Comunicações do Exército Paraguaio representa uma das diversas atividades coordenadas pela Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP). O objetivo dessas ações é fortalecer a cooperação e integração entre os dois exércitos, compartilhando conhecimentos e experiências na área militar, particularmente nas temáticas de comunicações e guerra eletrônica.

Um Olhar para o Futuro da Cooperação Militar

Tais atividades de intercâmbio e compartilhamento de conhecimento são cruciais para fortalecer os laços entre as nações e proporcionar uma formação robusta para os futuros líderes militares. Eles também servem para enfatizar a importância da cooperação internacional na promoção de uma região mais segura e integrada. Com a continuação dessas ações, Brasil e Paraguai se firmam como aliados estratégicos, construindo um futuro de segurança e prosperidade conjuntas.

article?img id=16606819&t=1687960024378
article?img id=16607001&t=1687960025131
article?img id=16607002&t=1687960026159
article?img id=16607003&t=1687960027259
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).