Capitão dos Portos do Ceará durante palestra sobre a missão da CPCE no estado e sobre a importância da Amazônia Azul

A Capitania dos Portos do Ceará (CPCE) recebeu, no dia 13 de maio, o Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), José Wally M. Menezes, o Diretor do Campus de Acaraú, João Vicente M. Santana, o Diretor do Campus de Aracati, Mário Wedney, e o professor Marcos Vieira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O propósito da reunião foi apresentar o trabalho da Marinha no estado do Ceará, com ênfase em assuntos de Segurança do Tráfego Aquaviário (STA) e de Ensino Profissional Marítimo, bem como apresentar as instalações da Organização Militar, incluindo o Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM).

Ainda no encontro, as autoridades debateram a possibilidade de ampliar a oferta de capacitação de pescadores, de atividades pedagógicas aos alunos do Programa Forças no Esporte, Núcleo “Mar de Infância”, e de vagas em cursos de língua estrangeira a militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).