A Força Aérea Brasileira (FAB) publicou o Aviso de Convocação (AVICON) para 834 vagas de profissionais de nível médio com vistas à prestação do serviço militar voluntário, em caráter temporário, para o ano de 2022 (QSCon-1/2022). O preenchimento do Formulário de Solicitação de Inscrição (FSI) será via internet e estará disponível até as 23h59min, horário de Brasília, do dia 4 de fevereiro de 2022.

As vagas são destinadas a cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que tenham concluído o Ensino Médio, que preencham os requisitos específicos exigidos em edital para o desempenho da profissão nas especialidades de interesse do COMAER, e que atendam às condições e às normas estabelecidas no Aviso de Convocação.

O edital contempla as seguintes especialidades técnicas: Administração (TAD), Comunicações (TCM), Controle de Tráfego Aéreo (TCT), Cozinheiro (TCZ), Desenho (TDE), Eletricidade (TEE), Enfermagem (TEF), Eletromecânica (TEM), Eletrônica (TET), Informática (TIN), Laboratório (TLB), Logística (TLG), Mecânico de Aeronaves (TMA), Motorista Bombeiro (TMB), Motorista (TMT), Nutrição e Dietética (TND), Obras (TOB), Produção de Áudio e Vídeo (TPA), Processos Fotográficos (TPF), Pavimentação (TPV), Radiologia (TRD), Arrumador (TRR), Saúde Bucal (TSB) e Topografia (TTP).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para a realização de todas as etapas previstas neste Processo Seletivo, o voluntário deverá observar, rigorosamente, o cumprimento do estabelecido no Calendário de Eventos constante no Anexo “B” do Aviso de Convocação, bem como os prazos, horários, locais e as datas de comparecimento, por meio do site da FAB.

Quadro de Sargentos

O Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados destina-se a suprir as necessidades de Sargentos para o exercício de funções especializadas, de caráter temporário, do interesse do COMAER. Ao serem incorporados, os convocados serão declarados Terceiros-Sargentos, incluídos no Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), bem como no Corpo de Graduados da Reserva da Aeronáutica, e realizarão o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) ou o Estágio de Instrução para Praças (EIP), com duração de 12 meses.

Os voluntários aprovados poderão ser empregados em quaisquer atividades militares ou aquelas consideradas de natureza militar, nas Organizações Militares (OM) a que estiverem vinculados, bem como em missões que se destinam a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem.

Foto: Força Aérea Brasileira

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).