Os resultados finais do processo seletivo para o Programa de Pesquisas no Exterior em Áreas Estratégicas para a Defesa Nacional (Propex-Defesa) estão disponíveis para consulta. Foram selecionados 33 pesquisadores civis e militares para formação educacional ou capacitação em áreas estratégicas para a defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Resultado_PROPEX-DEFESA_Corpo_materia.jpg

O Propex-Defesa é fruto da parceria entre o Ministério da Defesa (MD) e o Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Chefia de Educação e Cultura (Chec) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) respectivamente. O programa fomenta a pesquisa e a qualificação técnica com objetivo de colaborar com o desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas aos projetos estratégicos em andamento nas Forças Armadas.

Além de promover a produção acadêmica, científica e tecnológica, a parceira amplia a cooperação entre instituições nacionais da área de defesa, de ensino superior e de pesquisa com instituições estrangeiras afins.

O Ministério da Defesa, em conjunto com as Forças Armadas, financiará os pesquisadores militares nas modalidades de pós-doutorado ou doutorado-sanduíche. Já a Capes oferecerá apoio aos pesquisadores civis – com ou sem vínculo com as Forças Armadas – com bolsas nas modalidades de professor-visitante sênior, de professor-visitante júnior ou de pós-doutorado, e de doutorado-sanduíche.

Confira o edital com os resultados.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).