Para qualquer pai, ver um filho crescer e seguir a carreira militar é motivo de orgulho. Para o Subtenente Pinna, do Exército Brasileiro, ainda mais emocionante foi concluir o Estágio Básico do Combatente de Montanha com o Soldado Pinna, seu filho.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estágio foi realizado entre os dias 8 e 12 de março, e na formatura de conclusão, pai e filho receberam o gorro cinza e o distintivo de escalador militar. A partir de agora, ambos estão aptos a atuar em ambiente operacional de baixa e média montanha e a ultrapassar obstáculos verticais e horizontais em vias equipadas por especialistas.

“A realização desse estágio é uma oportunidade ímpar em minha vida. Não há dinheiro que pague a satisfação e a alegria de estar compartilhando com meu filho as atividades típicas da caserna e, mais especificamente, as do combatente de montanha,” relatou o Subtenente Pinna. “O maior desafio que eu tive no estágio foi vencer as rotas e o maior ganho foi poder ter aprendido observando a conduta militar e a experiência demonstradas pelo meu pai”, disse o Soldado Pinna.

O Subtenente Pinna ingressou no Exército como recruta no 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, em 1994, e foi aprovado no concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), em 1998. Seguindo seus passos, o Soldado Pinna incorporou no ano de 2020, também no 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, e está em preparação para o concurso da Escola de Sargentos das Armas.

Fonte: 4ª Bda Inf L Mth
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).