Militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram, no dia 6 de novembro, o resgate aéreo de um tripulante enfermo de uma embarcação pesqueira, que estava a 140 quilômetros (km) da costa, na altura de Vitória (ES). Com suspeita de insuficiência renal, a vítima foi levada pelo helicóptero da MB até o aeroporto da cidade, onde uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a aguardava. Para executar a missão de evacuação aeromédica (EVAM), o Serviço de Busca e Salvamento da Marinha (SALVAMAR) acionou a aeronave de serviço da Esquadra do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, sediado em São Pedro da Aldeia (RJ).
A aeronave, que decolou da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para realizar a EVAM, estava com uma equipe médica e integrantes do Grupo de Busca e Salvamento, do Complexo Aeronaval. “Ao chegar no local do resgate, iniciamos a descida do primeiro militar de resgate, que avaliou o enfermo e o método de extração. Em seguida, outro militar desceu junto com o cesto de resgate para que fosse içado com a vítima”, contou o Comandante da aeronave, Capitão de Corveta Diego Costa de Souza. Dentro do helicóptero, os militares da área de saúde estabilizaram o paciente.
“É um privilégio poder servir neste Esquadrão e realizar missões como esta, salvando vidas e ajudando pessoas e famílias que estão em situação de perigo”, disse o Capitão de Corveta Diego. Para o Comandante, o sucesso da EVAM foi resultado da sinergia das Organizações Militares envolvidas na condução da Operação de Busca e Salvamento no Mar (SAR). “Isso reforça o compromisso da Marinha do Brasil em garantir a salvaguarda da vida humana no mar e cuidar da nossa gente, com elevada prontidão e segurança”, afirmou.
YouTube video
Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).