Nesta terça-feira (20), os militares brasileiros que integram o Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), Major de Engenharia do Exército Cláudio Santos Bispo e Capitão-Tenente (FN) da Marinha Gustavo Lopes da Silva Freitas, realizaram a cerimônia de encerramento do Curso de Monitores Nacionais de Desminagem Humanitária 2021/1 (CMNDH 2021/1). A capacitação teve início em 1º março deste ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade, que respeitou todos os protocolos de prevenção à Covid-19, ocorreu no auditório da Escola de Engenheiros Militares do Exército Nacional da Colômbia e foi presidida pelo Diretor da Instituição, Coronel Leonardo Jairo Torres Castillo, contando com a presença de autoridades militares, além de familiares dos alunos.

Os integrantes do GATI-CO capacitaram e certificaram quatro novos monitores nacionais, todos do Exército Nacional da Colômbia, após sete semanas de instruções e avaliações teóricas e práticas, conforme as exigências estabelecidas pela Organizações dos Estados Americanos (OEA). Esses novos monitores estão aptos para atuarem na fiscalização, assessoramento e garantia do controle de qualidade de todas as etapas que fazem parte das operações de remoção de minas e explosivos, ainda existentes em solo colombiano. Essas operações são realizadas pelas Organizações Militares de Desminagem Humanitária do país.

Foto 3.jpeg

A participação da Engenharia do Brasil, junto às Forças Militares da Colômbia, tem contribuído para a ampliação do esforço nacional em combater a guerra contra as minas antipessoais. Os Assessores Interamericanos do GATI-CO, desde 2015, desempenham papel importante no preparo de militares, possibilitando que territórios, antes tomados por explosivos, sejam restituídos para o povo colombiano com segurança.

Foto 8.jpeg

Com informações e fotos do GATI-CO

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).