A Marinha do Brasil inicia nesta sexta-feira (09), a partir das 09h30, as comemorações alusivas ao Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial com uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais na praça Mauá, no centro do Rio de Janeiro (RJ). Após a exibição da Banda, será realizada uma cerimônia militar com a imposição de coroas de flores no monumento da Divisão Naval de Operações de Guerra (DNOG), simbolizando a relevncia da data histórica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Em continuidade à celebração da data no dia 11 de novembro, acontecerá nos dias 10 e 11 de novembro uma programação cultural especial no entorno da praça Mauá. No Píer Mauá, a Fragata “União” e um blindado do Corpo de Fuzileiros Navais estarão abertos para a visitação pública. No Espaço Cultural da Marinha serão oferecidos, a preço de custo, passeios marítimos pela ilha fiscal e pela Baía de Guanabara a bordo de um navio da Primeira Guerra, no qual haverá uma exposição sobre o Armistício.

Sobre o Armistício

No dia 11 de novembro de 1918 firmou-se, na França, o armistício que encerrou a Primeira Guerra Mundial, que levou a óbito aproximadamente dez milhões de pessoas em pouco mais de quatro anos. A Grande Guerra, como ficou conhecida, teve profundo impacto no século XX. Este conflito assumiu proporções inimagináveis na história da humanidade, destruindo de forma trágica a visão de mundo vigente, que se apresentava como civilizada, e ficou conhecida na história como Belle Époque.

O Brasil entrou oficialmente na Primeira Guerra Mundial em 26 de outubro de 1917, após ter navios mercantes torpedeados pelos alemães, o que levou ao rompimento das relações diplomáticas com esse país. Além da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), coordenada pela Marinha do Brasil e criada para empreender ações antissubmarino na Costa Ocidental do Continente Africano, o Brasil também enviou aviadores navais para operarem junto à Força Aérea Britnica e uma Missão Médica Militar que mobiliou um hospital de campanha na França.

Programação Especial Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial (10 e 11 de novembro)

Píer Mauá

Evento: Visitação pública à Fragata União

Horário: 09:00 as 18:00

Entrada: Gratuita

Evento: Visitação ao Blindado Carro Piranha III-C

Horário: 09:00 as 18:00

Entrada: Gratuita

Espaço Cultural da Marinha

Evento: Visita à Ilha Fiscal

Local: saída do Cais do Porto do Espaço Cultural da Marinha

Horário: 12h30, 14h e 15h30 (embarque inicia 20 min antes)

Entrada: Ingressos à venda na Bilheteria do Espaço Cultural da Marinha: R$10,00 (Valor único promocional)

Evento: Passeio Marítimo

Local: saída do Cais do Porto do Espaço Cultural da Marinha

Horário: 13h15 e 15h (embarque inicia 20 min antes)

Entrada: Ingressos à venda na Bilheteria do Espaço Cultural da Marinha: R$10,00 (Valor único promocional)

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).