O Farol São Mateus recebeu reforma na lanterna e no painel solar

No período de 20 de setembro a 12 de outubro, sete militares da Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) reformaram o Farol São Mateus e o Farol Suçuraca, localizados na região Norte do Espírito Santo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

o farol sucuraca recebeu tratamento e pintura na torre de 45 metros de altura
O Farol Suçuraca recebeu tratamento e pintura na Torre de 45 metros de altura

O Farol São Mateus, situado no Balneário de Guriri, município de São Mateus, com uma altura de 6 metros e construção em fibra de vidro, é uma estrutura fundamental à navegação na área. Já o Farol Suçuraca, localizado em Barra Seca, município de Linhares, possui 45 metros de altura em concreto armado. Ambos os sinais passam por reparos a cada dois anos, como preconizado nas Normas da Autoridade Marítima.

Os sinais de sinalização são importantes instrumentos de auxílio à navegação para a Marinha, para pescadores e outras embarcações que realizam a navegação de cabotagem e aterragem, além de auxiliar na segurança dos navegantes que passam nas imediações dos Faróis.

 

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).