A Universidade da Força Aérea (UNIFA), em parceria com o Ministério da Defesa (MD), promoveu no dia 15 de junho, o IV Seminário de Estudos do Poder Aeroespacial. Realizado no campus da UNIFA, no Rio de Janeiro, o evento com tema “Força Espacial: Doutrina de Emprego” reuniu militares e civis para discutir os propósitos e implicações da criação das Forças Espaciais, bem como compreender a constituição de um cenário geopolítico no espaço exterior.
Funções e Importância da Força Espacial
Sob responsabilidade do Ministério da Defesa, o seminário abordou a importância da Força Espacial na promoção de condições estáveis para o acesso aos sistemas espaciais por atores civis, comerciais, comunidade de inteligência e parceiros internacionais. Ressaltando o papel crucial desse novo domínio de operações na geopolítica atual e futura.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Presenças de Destaque e Debates Ricos
O evento contou com a participação de personalidades notáveis do setor militar brasileiro. Entre eles estavam o Chefe de Educação e Cultura do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, o Comandante e Reitor da UNIFA, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, e outros Oficiais-Generais. As discussões proporcionaram um rico entendimento do cenário ideal para um Teatro de Operações Espacial e a Força Espacial como instrumento de Geopolítica do Espaço Exterior.
A Força Aérea Brasileira e a Exploração Espacial
No Brasil, o envolvimento da Aeronáutica com o Programa Espacial Brasileiro, desde os anos 50 e 60, é um claro indicativo de como a Força Aérea Brasileira pode absorver as atividades ligadas à exploração militar do espaço. A criação do Centro de Comando de Operações Aeroespaciais (COPE) aponta uma tendência de transformação da Força Aérea em uma potencial Força Aeroespacial Brasileira.
A integração de militares e civis da Força Aérea, Marinha e Exército durante o seminário foi destacada pelo General Lancia como fundamental para a interação entre as Forças. Ele expressou satisfação com os resultados do evento e parabenizou a UNIFA pela organização.