Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval durante abertura do São Paulo Boat Show

No período de 23 a 28 de setembro, a cidade de São Paulo recebeu a 25ª edição do maior Salão Náutico Indoor da América Latina, o São Paulo Boat Show, que reuniu os principais lançamentos e destaques do setor náutico. A abertura oficial do evento ocorreu em 23 de setembro e contou com presenças de autoridades de Estado e do mundo náutico, iniciando com a apresentação da Banda de Música do Comando do 8º Distrito Naval.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O estande da Marinha trouxe maquetes do submarino de propulsão nuclear e de um reator nuclear, proporcionando ao público a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Programa Nuclear da Marinha e as atividades desenvolvidas pelo Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo. Para ilustrar a atuação da Força na Segurança do Tráfego Aquaviário (STA), o estande contou com uma moto aquática, utilizada nas inspeções navais da Capitania dos Portos de São Paulo.

estande da marinha atrai publico em evento nautico em sao paulo
Estande da Marinha atrai público em evento náutico em São Paulo

Além disso, o estande também contou com o Simulador de Passadiço (SimPass) e o Tour Virtual, ambos desenvolvidos pela Divisão de Modelagem e Simulação do Centro de Análises de Sistemas Navais. O SimPass consiste em um simulador que replica o passadiço de um navio, permitindo o treinamento da tripulação nos procedimentos de navegação e manobra. O Tour Virtual é uma ferramenta que utiliza Realidade Virtual e modelagem 3D para familiarizar o usuário com os compartimentos e equipamentos de um navio.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).