Historiador da DPHDM, o Capitão-Tenente Vagner, destacou a importância da Força Naval para consolidar o Brasil Independente
A Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM) marcou presença na solenidade comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil, da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR), no dia 6 de setembro. Na ocasião, o Capitão-Tenente (AFN) Vagner da Rosa Rigola, historiador da DPHDM, ministrou uma palestra sobre o bicentenário.
Na apresentação, o público pôde conhecer os antecedentes históricos que culminaram na Independência, marcada pelo Grito do Ipiranga, em 7 de setembro de 1822, bem como as batalhas travadas para consolidação deste processo, até 1824, ocorridas nas então províncias da Bahia, do Maranhão, do Pará e da Cisplatina (hoje, Uruguai).
Realizada no mirante central, um dos pontos mais visitados do complexo turístico da usina, a cerimônia teve a presença de diversas autoridades, representantes da sociedade civil e funcionários da Itaipu. A programação do evento contou ainda com o espetáculo noturno de luzes, com uma iluminação especial da barragem.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).