Na tarde do dia 30 de julho, a Marinha do Brasil, através do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN), mostrou mais uma vez seu compromisso com a vida e a saúde dos brasileiros. Em uma região remota chamada Paraguai Mirim, a cerca de 70 km de Corumbá-MS, uma criança de apenas 1 ano e 10 meses precisava urgentemente de atendimento médico. O local, de difícil acesso, tornava a situação ainda mais crítica.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Diagnóstico e Ação Rápida
O alerta para a Evacuação Aeromédica (EVAM) veio do Navio de Assistência Hospitalar “Tenente Maximiano”. Enquanto navegava pelo Tramo Norte do Rio Paraguai, a equipe de saúde do navio identificou uma emergência: a criança estava prostrada há duas semanas, recusando-se a comer e apresentando fraqueza há três dias. Era vital agir rapidamente.

Resgate Coordenado e Eficiente
Para realizar o resgate, a Marinha contou com a expertise do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), uma organização militar subordinada ao Com6ºDN. A operação também teve o suporte de um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa). Ao chegar ao heliponto do EsqdHU-61, uma ambulância do Samu já estava pronta para transportar a criança até a Santa Casa de Corumbá, garantindo que ela recebesse o atendimento necessário o mais rápido possível.

Compromisso com a Vida
A Marinha do Brasil destaca que ações de resgate como essa, realizadas por meio de EVAM e com o auxílio de helicópteros do Com6ºDN, são fruto de uma cooperação com o Corpo de Bombeiros. Essas missões são vitais em locais onde o acesso terrestre é complicado ou impossível e em situações de emergência comprovada. No entanto, a realização desses voos depende de diversos fatores, como condições climáticas e distância. Mas, acima de tudo, reforça o compromisso da Marinha com a vida e o bem-estar dos cidadãos brasileiros, independentemente de onde eles estejam.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).