Aula prática com embarque dos alunos em uma balsa salva-vidas

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul realizou, no dia 11 de janeiro, a aula prática com equipamentos salva-vidas da disciplina de Técnicas de Sobrevivência Pessoal do Curso de Formação de Aquaviários – Moço de Máquinas (CFAQ-MOM). A instrução foi realizada nas dependências da Casa do Marinheiro de Rio Grande (CAMARIG).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O propósito da disciplina é proporcionar ao aluno conhecimentos, entendimentos e proficiência sobre técnicas de sobrevivência pessoal para executar, de maneira adequada, os procedimentos em relação a sua sobrevivência e auxiliar no salvamento de pessoas em situações de risco de afogamento, no embarque em balsas salva-vidas, no lançamento na água dessas embarcações e nas suas manobras.

Após a aprovação no período escolar, os alunos realizarão um período de estágio de 352 horas a bordo de embarcações mercantes, cumprindo o Programa de Instrução no Mar (PIM) como Praticante de Moço de Máquinas. Os participantes aprovados receberão, gratuitamente, Certificados de Proficiência (DPC-1034) e as Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR).

alunos realizam deslocamento em nado grupal usando colete salva
Alunos realizam deslocamento em nado grupal usando
colete salva-vidas não inflável
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).