Florianópolis sedia o Projeto Conheça seu Exército, realizado pela 14ª Brigada d...
Imagens: Seção de Comunicação Social da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada

Em meio à agitada Florianópolis, a calmaria do quartel da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada se destaca. No entanto, essa tranquilidade é interrompida pela agitação de uma iniciativa especial: o Projeto ‘Conheça seu Exército’. Esse projeto, uma iniciativa do Exército Brasileiro, busca fortalecer os laços entre a instituição militar e a sociedade brasileira, criando um canal de comunicação e entendimento mútuo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Exército Brasileiro e a Sociedade: Um Encontro de Descobertas

A ideia do projeto é simples, porém profunda. Ao abrir as portas das unidades militares para a sociedade, o projeto oferece a todos uma visão íntima do cotidiano dos militares. Jornalistas, influenciadores digitais, estudantes, professores e formadores de opinião são convidados a explorar a vida e os desafios enfrentados pelos militares e seus dependentes. A oportunidade é única: entender a profissão militar de uma maneira nunca antes vista.

Experiências e Aprendizado em Florianópolis

IMG 20230718 WA0268
Foto: Profa. Dra. Vivian Fetzner Ritter

Entre os dias 18 e 20 de julho, um grupo seleto de participantes teve a chance de imergir no universo militar. Visitaram unidades em Florianópolis, Tubarão e Criciúma, recebendo uma série de informações sobre o Exército e suas atividades no estado de Santa Catarina. As experiências vivenciadas nos quartéis vão desde o entendimento das rotinas diárias dos militares, passando pela apreciação do rigor e disciplina da profissão, até a percepção dos valores e tradições que norteiam o serviço militar.

O Legado do Projeto Conheça seu Exército

Os momentos compartilhados nessa iniciativa promovem um maior entendimento sobre a importância do Exército Brasileiro para a nação e o papel que desempenha na sociedade. Por sua vez, essas experiências influenciam diretamente a visão da população sobre os militares, ajudando a fortalecer a relação de respeito e admiração entre a sociedade e a instituição. Ao final da jornada, os participantes não apenas “conhecem” seu exército – eles vivenciam e entendem, se tornando verdadeiros embaixadores da instituição e seus valores.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).