Na manhã do dia 6 de novembro foi realizada a cerimônia de transmissão do cargo de Assistente Militar da Marinha na Escola Superior de Guerra (ESG) e a solenidade de imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias.

O Contra-Almirante Cassiano Marques assumiu interinamente o cargo Assistente Militar da Marinha na ESG, antes ocupado pelo Contra-Almirante Ricardo Fernandes Gomes. A solenidade foi presidida pelo Comandante da ESG, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar.

Em suas palavras de despedida, o Contra-Almirante Ricardo Gomes agradeceu a todos que o ajudaram durante sua jornada na ESG e destacou seu orgulho por ter sido integrante da Escola como estagiário do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia e Assistente Militar da Marinha, oportunidade em que exerceu também o cargo de Diretor do Curso de Altos Estudos em Política e Estratégia, do Curso Superior de Defesa e do Curso Superior de Inteligência Estratégica. Ele deixa a ESG para assumiu o cargo de Subchefe de Logística do Estado-Maior da Armada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na mesma data, ocorreu a solenidade de imposição da Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias, em que foram condecorados: o Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire; o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes; o Subcomandante da ESG, Major-Brigadeiro do Ar Valdir Eduardo Tuckumantel Codinhoto; o Presidente da Federação das Industrias de Minas Gerais, senhor Flávio Roscoe Nogueira; o Assistente Militar da Marinha na ESG, Contra-Almirante Cassiano Marques; e o Coronel Juraci Ferreira Galdino.

950dff16 cf66 470a 8806 6dee7d5a7294

A Medalha do Mérito Marechal Cordeiro de Farias foi assim nomeada em homenagem ao insigne Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias, primeiro Comandante da ESG. A condecoração destina-se a homenagear e distinguir integrantes da Escola, personalidades nacionais ou estrangeiras, de reconhecida competência e notável saber, pelos serviços prestados, bem como organizações militares e instituições civis, nacionais ou estrangeiras, que se tenham tornado credoras da homenagem especial.

Fonte: ESG

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).