No último dia 27 de julho, a cidade de São Pedro, no Rio Grande do Norte, viveu um dia de celebração e transformação com a presença da Marinha do Brasil (MB). A instituição realizou uma Ação Cívico-Social (ACiSo), numa parceria produtiva com a prefeitura local. As atividades se distribuíram em três pontos estratégicos da cidade: a Unidade Básica de Saúde (UBS), a Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino e o Mercado Público. O dia começou com um Cerimonial à Bandeira narrado, momento que contou com a participação de crianças e adolescentes da Rede Municipal e Estadual de Ensino.

Um alívio para a saúde da comunidade

imagem 2023 08 01 052826402
Estudantes recebem orientações sobre higiene bucal

Em meio ao cenário de atendimento precário à saúde que assola muitos municípios brasileiros, a presença da Marinha na UBS da cidade representou um grande alívio. Foram realizados mais de 100 testes de saúde e 57 atendimentos de Clínica Médica. Uma das beneficiadas, Josimara Dias Franco, de 32 anos, expressou sua gratidão: “a consulta foi um alívio. Nem toda a semana tem atendimento aqui. Se todos os dias fossem como hoje, seria muito bom”. Do outro lado, o Guarda-Marinha médico Thomas Maio Campos ressaltou a satisfação em atender à população e contribuir com a necessidade de acesso à saúde.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Educação e cultura através da Marinha

imagem 2023 08 01 052917862

Simultaneamente à ação na UBS, a Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino foi palco de importantes palestras. Abordando desde formas de ingresso na MB até a salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica, Amazônia Azul e Operação Cisne Branco, os eventos educaram e inspiraram mais de 200 alunos. Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Pedro, Eliane Batista de Lima, a Ação Cívico Social foi um sucesso: “proporcionou lazer, cultura e cidadania a mais de 200 alunos. Além disso, tivemos um momento cívico que foi único e especial, principalmente, para nosso alunado que se fez presente, estimulando inúmeros sonhos. O nosso sentimento é de gratidão”.

Cuidados com a saúde e o espírito cívico no Mercado Público

imagem 2023 08 01 053032756
Participantes conheceram alguns dos equipamentos utilizados pela MB

Já no Mercado Público, os serviços se dividiram entre cortes de cabelo masculino e a promoção de higiene bucal para as crianças. Por meio do “escovódromo”, um espaço dedicado a orientações de higiene bucal, 92 crianças aprenderam a escovar os dentes corretamente e receberam aplicação de flúor. Segundo a Cabo da área de higiene dental, Débora Antunes, a ação foi gratificante: “é gratificante poder participar desse tipo de ação, incentivando as crianças a terem uma boa higiene bucal e orientando quanto à forma correta de escovação, através de palestras e uso do escovódromo, onde é feita a escovação na prática e eles adoram”.

O dia encerrou com a música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) e da Banda Filarmônica Maestro Jurandir Florentino, comprovando que a Marinha do Brasil está presente em todos os aspectos da sociedade, desde a saúde e a educação até a cultura e a cidadania.