Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No último dia 27 de julho, a cidade de São Pedro, no Rio Grande do Norte, viveu um dia de celebração e transformação com a presença da Marinha do Brasil (MB). A instituição realizou uma Ação Cívico-Social (ACiSo), numa parceria produtiva com a prefeitura local. As atividades se distribuíram em três pontos estratégicos da cidade: a Unidade Básica de Saúde (UBS), a Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino e o Mercado Público. O dia começou com um Cerimonial à Bandeira narrado, momento que contou com a participação de crianças e adolescentes da Rede Municipal e Estadual de Ensino.
Um alívio para a saúde da comunidade

Em meio ao cenário de atendimento precário à saúde que assola muitos municípios brasileiros, a presença da Marinha na UBS da cidade representou um grande alívio. Foram realizados mais de 100 testes de saúde e 57 atendimentos de Clínica Médica. Uma das beneficiadas, Josimara Dias Franco, de 32 anos, expressou sua gratidão: “a consulta foi um alívio. Nem toda a semana tem atendimento aqui. Se todos os dias fossem como hoje, seria muito bom”. Do outro lado, o Guarda-Marinha médico Thomas Maio Campos ressaltou a satisfação em atender à população e contribuir com a necessidade de acesso à saúde.
Educação e cultura através da Marinha
Simultaneamente à ação na UBS, a Escola Estadual Professor Pedro Alexandrino foi palco de importantes palestras. Abordando desde formas de ingresso na MB até a salvaguarda da vida humana no mar, segurança da navegação, prevenção da poluição hídrica, Amazônia Azul e Operação Cisne Branco, os eventos educaram e inspiraram mais de 200 alunos. Para a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto de São Pedro, Eliane Batista de Lima, a Ação Cívico Social foi um sucesso: “proporcionou lazer, cultura e cidadania a mais de 200 alunos. Além disso, tivemos um momento cívico que foi único e especial, principalmente, para nosso alunado que se fez presente, estimulando inúmeros sonhos. O nosso sentimento é de gratidão”.
Cuidados com a saúde e o espírito cívico no Mercado Público

Já no Mercado Público, os serviços se dividiram entre cortes de cabelo masculino e a promoção de higiene bucal para as crianças. Por meio do “escovódromo”, um espaço dedicado a orientações de higiene bucal, 92 crianças aprenderam a escovar os dentes corretamente e receberam aplicação de flúor. Segundo a Cabo da área de higiene dental, Débora Antunes, a ação foi gratificante: “é gratificante poder participar desse tipo de ação, incentivando as crianças a terem uma boa higiene bucal e orientando quanto à forma correta de escovação, através de palestras e uso do escovódromo, onde é feita a escovação na prática e eles adoram”.
O dia encerrou com a música do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal (GptFNNa) e da Banda Filarmônica Maestro Jurandir Florentino, comprovando que a Marinha do Brasil está presente em todos os aspectos da sociedade, desde a saúde e a educação até a cultura e a cidadania.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395