Jaboatão dos Guararapes (PE) – No dia 23 de agosto, o 14º Batalhão de Infantaria Motorizado – “Regimento Guararapes” realizou uma formatura alusiva ao encerramento da Operação Guararapes, após mais de 15 dias de exercício no terreno.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No contexto das atividades de encerramento, foi realizado os agradecimentos aos Órgãos de Segurança Pública que nos apoiaram durante o exercício, em particular, ao Comando do 9º BPM, sediado em Delmiro Gouveia-AL, área de atuação do Batalhão. Tudo com a finalidade de estreitar os laços de camaradagem e a integração de capacidade entre as Instituições.

Ainda na Base de Operações do Batalhão, em Delmiro Gouveia-AL, foi realizada a análise pós ação (APA) para os oficiais, subtentes e sargentos que participaram da Operação. Tal atividade permitiu identificar os aspectos do planejamento e da execução, bem como os pontos fortes e as oportunidades de melhorias.

Após a reversão dos meios (pessoal e material) para a sede do Regimento Guararapes, foi realizada uma formatura de encerramento da Operação, com o intuito de prestar a continência ao terreno, como forma de homenagear aqueles que tombaram no cumprimento do dever, bem como cultuar nossas tradições e valores, com a satisfação da missão cumprida!

Fonte: 14º Batalhão de Infantaria Motorizado

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).