Mobilização militar é tema de seminário na Escola Superior de Defesa

O Seminário de Mobilização Militar 2021 ocorreu entre os dias 9 e 12 de novembro e reuniu mais de 60 civis e militares, na Escola Superior de Defesa (ESD). Temas relacionados à Defesa, bem como atividades práticas, foram tratados durante a capacitação. O evento foi promovido pela Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG) do Ministério da Defesa.

Antônio Oliveira-11.jpg

Na ocasião, o Subchefe de Mobilização da CHELOG, General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, ressaltou a importância da promoção desse momento. “Nós reunimos pessoas e representantes de organizações comprometidos com as atividades de mobilização, de logística e da Base Industrial de Defesa (BID). Nesses quatro dias, encontramos soluções referentes aos temas discutidos nesse Seminário, bem como contribuições para o desenvolvimento e a valorização das Forças Armadas pertinente ao emprego e à Defesa do País”, pontuou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entre os principais temas abordados durante o Seminário, constam: “O Serviço Militar e a Mobilização de Pessoal* – Interação com a Mobilização Militar”; “A BID – fator preponderante para a Mobilização”; e “Sistema Apolo – possibilidades como ferramenta estratégica de integração e apoio da Mobilização e da Logística”. Na oportunidade, foi apresentada, também, a 1ª edição do Manual para o Planejamento da Mobilização Militar, para orientação dos trabalhos em grupo.

O General Eickhoff enfatizou que os trabalhos em grupo proporcionaram resultados satisfatórios. “Eles apontaram as direções a serem seguidas pela Pasta, para as doutrinas e as metodologias serem aperfeiçoadas, além de alcançarem os objetivos esperados. Não poderia deixar de mencionar, também, a contribuição prestada pelos palestrantes e pelos participantes, que produziram subsídios que serão aproveitados para a atualização e o desenvolvimento dos assuntos inerentes à Mobilização”, acrescentou.

Antônio Oliveira-13.jpg

Por fim, o Subchefe de Mobilização da CHELOG destacou que os objetivos do evento foram alcançados plenamente. Porém, ele reforçou que “algumas medidas precisam ser efetivadas, para facilitar a execução da Mobilização Militar em tempos de crise”.

Integração

A Mobilização Militar é o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, com o propósito de atender às necessidades das Forças Armadas frente à hipótese de emprego das mesmas. O Sistema de Mobilização Militar busca a coordenação e a integração das Forças, tanto para a fase de preparo quanto para a fase de execução, como também da desmobilização.

Por Carolina Militão
Fotos: Antônio Oliveira

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui