O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, recebeu, em seu gabinete, em Brasília (DF), o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa (FAP), General João Guilherme Rosado Cartaxo Alves e comitiva, que estão no Brasil para visitas institucionais. O encontro ocorreu na manhã dessa quinta-feira (17/11).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, receber os militares portugueses foi motivo de satisfação. “Somos Forças Aéreas que atuam de forma integrada e com muita amizade consolidada. Estamos 100% abertos para parcerias, não somente pelo KC-390 Millennium, mas para outras pautas, projetos, aviões e aviações”, disse o Comandante da FAB.

i22111714474405526O Comandante da Força Aérea Portuguesa, que participou de um almoço com membros do Alto-Comando da Aeronáutica, também comentou sobre a visita. “Sinto-me em casa ao estar no Brasil e compartilhar conhecimentos e experiências junto com nossos Oficiais. Saibam que os senhores têm, com a Força Aérea Portuguesa, um parceiro disposto a voar e contribuir com os projetos”, ressaltou o Oficial-General.

Estiveram presentes, ainda, o Chefe do Gabinete da FAP, Major General Sérgio Roberto Leite da Costa Pereira; e o Adido Aeronáutico da FAB no Brasil, o Capitão de Mar e Guerra Manuel Francisco Silveirinha Canané.

KC-390 da FAP

Em outubro deste ano, a Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentou a primeira aeronave KC-390, comprada por Portugal da empresa brasileira Embraer. Trata-se, inclusive, do primeiro cliente internacional do KC-390, o avião de transporte multifunção desenvolvido para a FAB. Ao todo, cinco aeronaves foram adquiridas em 2019 e irão substituir os Hércules C-130. O avião de carga e transporte será entregue à FAP em fevereiro de 2023, sendo todos entregues até fevereiro de 2027, no âmbito dos contratos.

Fotos: Sargento Viegas / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).