Operação reforça presença da MB como parceiro estratégico dos países da África Ocidental

Neste domingo (06), a Fragata “Liberal”, da Marinha do Brasil (MB), desatraca da Base Naval do Rio de Janeiro, marcando o início da Operação Guinex-III. A missão, que se estenderá até 14 de outubro, tem o objetivo de promover a interoperabilidade com as Marinhas e as Guardas Costeiras de países do Golfo da Guiné, estabelecendo um canal de cooperação com países do entorno estratégico brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

De acordo com o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra e do Grupo-Tarefa, “as Operações Guinex, que ocorrem desde 2021, têm o propósito de estreitar os laços de confiança do Brasil com os países da Costa da África Ocidental, consolidando a presença da MB como parceiro estratégico da região, contribuindo para a estabilização do ambiente marítimo, para a proteção dos interesses nacionais do Brasil no Golfo da Guiné, além de fortalecer o tratado de Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS)”.

Nesse contexto, serão realizados exercícios no mar e no porto, como técnicas de abordagem, visita e inspeção a outros navios, manobras de embarcações rápidas, trânsito sob ameaças assimétricas, técnicas de operações especiais, entre outros.

Além do treinamento, estão previstas ações cívico-sociais nos portos estrangeiros e nacionais, entrega de donativos às sociedades dos países visitados e apresentação de produtos da Base Industrial de Defesa brasileira, com o intuito de fomentar possíveis relações comerciais com o Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).