Embarcação pesqueira escoltada por lancha da Capitania dos Portos do Piauí

A Marinha do Brasil, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizaram uma operação conjunta de fiscalização contra a pesca ilegal no litoral do Piauí. A ação contou com a participação de 20 militares e resultou na apreensão de cerca de 70 kg de pescado irregular.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A pesca ilegal é um problema recorrente no litoral do Brasil, prejudicando não só o meio ambiente, mas também a economia local e a segurança alimentar da população. A atuação conjunta das três instituições busca combater essa prática ilegal e garantir a proteção das espécies marinhas.

Durante a operação, foram realizadas abordagens a embarcações que estavam praticando a pesca de forma irregular, como a utilização de petrechos proibidos. O pescado apreendido foi doado para instituições de caridade da região. A ação também teve como objetivo orientar os pescadores sobre a importância da pesca sustentável e das boas práticas ambientais.

A pesca ilegal é uma ameaça à biodiversidade e pode causar impactos irreversíveis no ecossistema marinho. A ação conjunta da Marinha do Brasil, IBAMA e ICMBio demonstra a importância da colaboração entre instituições na proteção do meio ambiente e na promoção de um desenvolvimento sustentável.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).