Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Para o Soldado Lucas Augusto, do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS), sua quarta-feira, 2 de agosto, começou com uma nobre missão: contribuir para o estoque de sangue da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (HEMOPA). Ao completar 45 anos, o HEMOPA recebeu a presença solidária de Lucas e de outros militares que entenderam a importância de “ajudar outras pessoas”, como enfatizou o próprio Lucas.
“Doar Está no Nosso Sangue”
O HEMOPA mantém um registro de mais de um milhão de doadores, dentre os quais centenas são militares do Comando Militar do Norte (CMN). Este grupo tem a doação de sangue como um ato de responsabilidade social, expressa na campanha permanente: “Doar está no nosso sangue”. Eles demonstram, na prática, que o ato de doar vai além do simples gesto de estender a mão; é um compromisso com a vida.
Um Compromisso de Aniversário
Este ano também marca o aniversário de 10 anos do CMN e, entre as formas de celebração, está o compromisso de contribuir com os estoques de sangue. Todos os meses, militares marcam presença nos postos de coleta para reafirmar esse compromisso. A campanha de doação do CMN abrange os estados do Pará, Amapá e Maranhão, onde existem parcerias com os hemocentros locais.
Um Ato Sem Preço
A doação de sangue é uma ação que possui um “grau de importância muito grande e não tem preço”, segundo o Comandante do 41º Centro de Telemática, Coronel Maurício Costa, que também é um doador voluntário. Nesta ação, 42 militares compareceram ao HEMOPA, trazendo alegria e alívio para muitos. Para Paulo Bezerra, gestor da Fundação, a integração com o CMN é motivo de celebração e agradece pela parceria de todas as instituições, militares e civis, para manter a regularidade do estoque.
Critérios para Doação de Sangue e Covid-19
É importante ressaltar que existem critérios específicos para a doação de sangue. Estes incluem a apresentação de um documento oficial com foto e assinatura, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, entre outros. Em relação à Covid-19, quem se vacinou pode doar sangue após um intervalo específico e quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395